5 de Abril de 2009 - Domingo de Ramos na Paixão do Senhor

A graça de seguir Jesus

Antes da procissão (ou da entrada solene) que fizemos, lemos o relato escrito por S. Marcos da entrada de Jesus em Jerusalém.

Na cidade havia muitas pessoas pelas ruas, e, quando viram Jesus a avançar montado num burrinho, com grande humildade e simplicidade, perceberam que Jesus era o Rei de paz e de justiça por quem há tanto tempo ansiavam.

S. Marcos, tal como os outros evangelistas, retrata a alegria espontânea e sincera daqueles que, de repente, no meio de uma vida sem esperança, viram chegar o Rei, o verdadeiro Rei.

Não era o Imperador de Roma que chegava, não era o procurador romano, não era Herodes, todos eles mais ou menos corruptos e violentos, era um Rei que parecia que não tinha poder humano. Estava ali no meio deles pobre e humilde.


Giotto, Entrada de Jesus em Jerusalém (1304-1306)

Mas era um verdadeiro Rei. No entanto, o seu único poder era a verdade das suas palavras, eram os seus milagres, era o amor com que Se entregou por todos.

E ali ficou toda aquela gente a ver Jesus passar e a aclamá-Lo. Mas nós não queremos ficar só a ver Jesus. A procissão dos ramos (ou a entrada solene) que fizemos indica que não O queremos só aclamar, mas também O queremos seguir. Na procissão que se faz neste dia, todos caminham atrás de Jesus, representado na Cruz processional, que segue à nossa frente.

É importante ir atrás de Jesus, ou seja, ir por onde Ele for. Jesus vai sempre à frente, toma a dianteira, e nós vamos atrás, mas sem nunca O perder de vista.

O que Jesus tem para nos dar é decisivo para a vida. Jesus não resolve os problemas políticos, não responde aos enigmas da ciência nem às questões da filosofia, deixa isso aos seres humanos, para que estudem, para que pensem, para que trabalhem.

Mas Jesus ensina-nos a amar a Deus que nos criou, a viver como seus filhos, com sumo respeito e um santo temor, e ao mesmo tempo com grande confiança, e a amar os outros, não só como a nós mesmos, mas como Ele nos amou.

Seguindo Jesus, não passamos sem mais a ser pessoas perfeitas, continuamos a ter defeitos e até pecados, e no entanto continuamos a avançar pelo caminho deste mundo, que, passando pela morte, não termina no abismo, mas termina na vida, desemboca na vida plena, na casa do Pai.

Se os pais querem que os seus filhos sejam felizes, ensinem os seus filhos a seguir Jesus. Se não querem que eles um dia andem à deriva, ensinem-nos a continuar a caminhar pela vida fora, no seguimento de Jesus, na Igreja. Ele é o único de quem se pode dizer: "Bendito o que vem em nome do Senhor".

Se os jovens quem sentir o gosto de realizar os seus sonhos, confrontem esses sonhos, confrontem os seus projectos com a palavra de Jesus. É Ele que, graças à fé, ajuda a escolher, a fazer as grandes opções da vida, a distinguir claramente o que vale a pena, o que é bom, do que não presta e estraga a vida.

Bento XVI, na sua Mensagem para o Dia Mundial da Juventude, que se celebra hoje, diz aos jovens: "Fazei escolhas que manifestem a vossa fé; mostrai que compreendestes as armadilhas da idolatria do dinheiro, dos bens materiais, da carreira e do sucesso, e não vos deixeis atrair por estas quimeras falsas".

E continua: "Não cedais à lógica do interesse egoísta, mas cultivai o amor ao próximo e esforçai-vos por colocar a vós mesmos e as vossas capacidades humanas e profissionais ao serviço do bem comum e da verdade, sempre prontos a responder «a quem vos perguntar a razão da vossa esperança!»" (1 Pedro 3,15).

Sem Jesus e sem o Pai, cujo rosto Jesus nos mostrou no seu próprio rosto, a vida é um caos. Sem Deus, avançam no mundo a solidão e o desespero.

Bento XVI sublinhou os efeitos do vazio de Deus no mundo actual: "Uma das consequências principais do esquecimento de Deus é a evidente desorientação que marca as nossas sociedades, com consequências de solidão e violência, de insatisfação e perda de confiança que não raro terminam no desespero".

Os jovens não podem continuar a ver Jesus passar, e afastar-Se, precisam de continuar a seguir Jesus muito de perto, com grande intimidade.

E todos nós, adultos ou pessoas mais velhas, com tanto caminho já percorrido, não é agora que vamos desistir e deixar de caminhar!

Vamos continuar a avançar,seguindo Jesus por onde Ele for, até ao Cenáculo, até ao Jardim das Oliveiras, até ao Calvário.

E assim para termos a surpresa sempre nova de O receber na manhã de Páscoa, como definitivo vencedor da morte, que vem para continuar a caminhar connosco e nos dar a graça de O seguir até ao fim.

Com a sincera amizade em Cristo
do Prior de Santa Maria de Belém
Cón. José Manuel dos Santos Ferreira

 

Arquivo