30 de Agosto de 2015 - Domingo XXII do Tempo Comum

Rezar o Terço trinta dias, todos os dias

1. O Evangelho de hoje dá-nos mais uma razão para estarmos muito agradecidos por sermos cristãos: porque Jesus nos diz claramente o que está mal em nós.

- O mundo está mal, o mundo é injusto, não conseguimos fazer nada, queixam-se muitas pessoas.


- De acordo, até pode ser verdade, mas não te desculpes com o mundo, não te desculpes com os outros: é dentro de ti que tens de começar por mudar, diz-nos Jesus. O nosso coração é como uma fonte. Por vezes a água que dele sai é muito poluída, como diz Jesus: "0 que sai do homem é que o torna impuro; porque do interior do homem é que saem as más intenções: imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, cobiças, injustiças, fraudes, devassidão, inveja, difamação, orgulho, insensatez".

Se o meu coração é uma fonte poluída, limpa-a, purifica-a, Jesus!

Senhor, ajuda-me a ver em que posso mudar, ajuda-me a melhorar, com a tua graça, com o teu perdão, ajuda-me a ser uma fonte límpida e pura. Para que de dentro de mim não saiam palavras que magoam, gestos que ofendem, mas sim palavras que constroem, actos de fé e de esperança, gestos de paz, de caridade e de amor verdadeiro.

2. Do coração do homem se estiver unido a Deus, sai também o caudal da oração, que é acção de graças, louvor e súplica à Santíssima Trindade. Há alguns rios, no tempo da seca, que são um fiozinho de água, e à volta tudo está seco. Que a nossa oração não seja assim, que seja um caudal abundante, que dê vida à sua volta.

Hoje quero convidar-vos a rezar diariamente, durante trinta dias, uma oração que muitos já rezam habitualmente, a oração do Terço. Convido-vos a rezar o Terço todos os dias, durante o mês de Setembro, pedindo em especial pelos casais e pelas famílias, e também pelo Sínodo dos Bispos, que vai decorrer de 4 a 25 de Outubro de 2015, com o tema 'A vocação e a missão da família na Igreja, no mundo contemporâneo'. Quem puder, venha rezar a Santa Maria de Belém, nas horas habituais (9 horas da manhã ou seis e meia da tarde), ou reze em família, ou sozinho, mas reze: são intenções urgentes!

Peço que quem aceitar este convite, se inscreva num impresso próprio: quer os que vierem rezar aos Jerónimos, quer os que rezarem em familia ou noutra igreja. Assim estaremos unidos em espírito, "num só coração e numa só alma".

Mas também temos que estar disponíveis para ajudar as famílias em dificuldades, para apoiar os casais que necessitem de ajuda, tanto material como espiritual. E aproveitemos para lembrar aos pais com crianças em idade escolar, que está na altura de os inscreverem na Catequese.

Muitas vezes é preciso vencer a inércia ou o desleixo, mas os pais, que certamente desejam o melhor para os seus filhos, terão um grande desejo de que Jesus Se torne o grande amigo dos seus filhos, para todos crescerem, como Ele, quando foi também uma criança, "em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens".

3. Vamos rezar o Terço trinta dias, todos os dias, em Setembro, pelas famílias e pelo Sínodo. A oração do Rosário permitiu em muitas ocasiões vencer batalhas decisivas, e manter a Paz cristã, como em Lepanto, em 1571, em Viena, em 1673 ou em Belgrado, em 1717. Com a segunda destas batalhas está relacionada a festa do Santíssimo Nome de Maria, que se celebra em 12 de Setembro. Invoquemos o seu Nome bendito, para que levemos à nossa volta a luz da fé e a verdadeira caridade.

Com a amizade em Cristo do
Prior de Santa Maria de Belém
Cón. José Manuel dos Santos Ferreira

Blog  Ad te levavi
Arquivo