1 de Dezembro de 2019 - Domingo I do Advento

Desejos de Advento

Hoje, Primeiro Domingo do Advento, pedimos que Jesus nos ajude a nunca nos esquecermos d'Ele.

Que as compras de Natal não nos façam esquecer de Jesus.

Que as festas de Natal não nos levem a tirar importância a Jesus, e o pô-Lo num canto, esquecido e desprezado.

Maria e José o caminho de Belém (mosaico) - Igreja do Santo Salvador em Chora, Istambul, Turquia

Que a agitação destes dias não nos faça perder o desejo de festejar com todo a alegria o seu Nascimento, no próximo Dia de Natal, e de O receber de coração puro e com amor no Sagrado Comunhão.

Que as muitas coisas que é preciso fazer nestes dias não ocultem Jesus, não O empurrem para fora de cena, como se pudesse haver Natal sem Jesus.

Mas não há Natal sem Jesus!

Não há vida que valha a pena ser vivida sem Jesus, sem fé n'Ele, sem amor por Ele.

Sem Ele, seríamos como uns grãos de poeira arrastados pelo vento, partículas perdidas num universo gélido.

E que a nossa vida, mesmo que seja muito intensa, ou muito feliz, ou muito sofredora, não mate em nós o esperança do Céu, não sufoque em nós o desejo de sermos "levados" com Ele, e não "deixados", quando chegar a hora da nossa partida deste mundo.

E que o último vindo de Jesus, cheio de glória, não apanhe os pobres humanos indiferentes, fechados à graça de Deus, e sem arrependimento nem conversão.

Não poderia haver maior tristeza, maior frustração. Eterno sofrimento e tristeza, eterna frustração e desespero.

Mas já seria uma enorme pena não ter Jesus, hoje!

Por isso Lhe pedimos:

Senhor, eu creio que Tu és o meu Salvador, Tu és a minha esperança. Eu quero amar-Te, Jesus.

Senhor, guarda-me junto de Ti, ensina-me a conhecer-Te melhor e a amar-Te mais.
Que nada me separe de Ti.

Pelo sacramento do perdão, limpa-me dos meus pecados.

E ajuda-me no próximo Natal a tratar bem os outros e a servi-los com alegria e sem egoísmo. Ajuda-me a não querer tudo para mim, ajuda-me a partilhar, a ser mais generoso.

E já que um dia quiseste nascer no Presépio, nasce em mim, vive em mim, fica sempre em mim, para que eu Te saiba levar aos outros, e possas nascer no coração de todos, para nos dares a tua força, a tua graça e a tua paz.
Amen.

Com a amizade em Cristo do Prior de Santa Maria de Belém